29 de jul. de 2009

A Ideia de Justiça: o novo livro de Amartya Sen


Está em pré-venda o tão esperado novo livro de Amartya Sen. O tema remonta a Platão e promete aquecer o debate entre os liberais igualitários. The Idea of Justice já pode ser comprado através da Livraria Amazon ou Livraria Cultura. Enquanto isso, contentamo-nos com um resumo e um comentário de Hilary Putnam, colega de Sen em Harvard.
Resumo: "A transcendental teoria da justiça que é o assunto da análise de Sem, floresceu no Iluminismo e tem proponentes entre alguns dos mais distinguidos filósofos de nossos dias. Sua teoria está preocupada em identificar arranjos sociais perfeitamente justos, definindo a natureza de uma sociedade perfeitamente justa. A abordagem de Sen favorece e concentra-se nos julgamentos comparativos do que é “mais” ou “menos” justo e sobre os méritos comparativos de diferentes sociedades que atualmente emergem de certas instituições e interações sociais.

No núcleo do argumento de Sen está o respeito à diferenças razoáveis em nossa compreensão do que realmente seja uma “sociedade justa”. Pessoas de diferentes perspectivas – por exemplo, utilitaristas, igualitaristas econômicos, teóricos do direito ao trabalho, libertários – podem razoavelmente ver uma clara resolução para questões de justiça, mesmo que esta clara resolução seja completamente diferente. À luz disso, Sen defende uma perspectiva comparativa sobre a justiça que pode nos guiar na escolha entre alternativas que nós inevitavelmente nos deparamos."
* * *
"A mais importante contribuição ao assunto desde Uma Teoria da Justiça de John Rawls. Sen argumenta que precisamos urgentemente não de uma teoria sobre um estado idealmente justo, mas de uma teoria que possa auxiliar-nos nos julgamentos de justiça comparativa, julgamentos que nos falam quando e porque estamos nos movendo para mais perto ou mais longe de realizarmos a justiça no atual mundo globalizado."
Hilary Putnam, Harvard University.

3 comentários:

Thomas H. Kang disse...

Eu já pedi o meu faz tempo!
Valeu pelo review!
abs

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero internet. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

Leonam Santos disse...

http://www.apostilasopcao.com.br/?afiliado=4179