25 de jun. de 2009

Livro de Israel Kirzner agora online

Em mais uma iniciativa louvável, o Ordem Livre.org disponibiliza aos leitores brasileiros uma versão online do esgotadíssimo livro Competição e Atividade Empresarial de Israel Kirzner.

Enfatizando mais a lógica verbal do que a matemática, Israel M. Kirzner oferece simultaneamente uma crítica detalhada da teoria de preços contemporânea, um ensaio sobre a teoria do empreendedorismo, e um ensaio sobre a teoria da competição. Competitividade empresarial oferece uma nova visão da competição por qualidade, dos esforços de vendas, e das debilidades fundamentais da economia do bem-estar contemporânea.

A obra estabelece uma teoria do mercado e do sistema de preços que difere da teoria de preços ortodoxa. Kirzner considera que a teoria de preços ortodoxa uma explicação para a configuração de preços e quantidades que satisfazia as condições para o equilíbrio, e defende que “é mais útil usar a teoria de preços para ajudar a entender como as decisões dos participantes individuais do mercado interagem para criar as forças de mercado que levam a mudanças nos preços, ouputs e métodos de produção, e na alocação de recursos.

Ainda que Competitividade empresarial concentre-se primariamente na operação da economia de mercado, as idéias de Kirzner também podem ser aplicadas a aspectos cruciais dos sistemas econômicos de planejamento central. Na análise destes processos, Kirzner mostra claramente que a redescoberta do empreendedor deve surgir como um passo da maior importância.

Um comentário:

Rafael Hotz disse...

eu já tinha feito esse serviço a comunidade há 6 meses... heeheh