18 de set. de 2006

Ação Humana: Um Tratado de Economia

A Livraria Cultura está vendendo a grande coleção de livros que o Instituto Liberal do RJ editou. É uma excelente biblioteca para aqueles que acreditam que a liberdade é o esteio do progresso.
Abaixo publico minha resenha do livro Ação Humana do Mises que deixei no site da livraria pretendendo, assim, estimular a leitura dessa obra estupenda.

Um livro arrebatador!
Ludwig von Mises, a figura mais representativa e inspiradora da chamada Escola Austríaca de Economia, pode ser considerado o economista e pensador social mais contundente do século XX, sobretudo, pela sua obra Ação Humana que revolucionou o entendimento da ciência econômica. Neste livro encontramos os fundamentos epistemológicos da economia, a refutação do marxismo, a explicação do funcionamento dos mercados, o surgimento da moeda e sua importância para o sistema econômico, a teoria dos preços, dos ciclos econômicos ao tempo em que esmaga e expõe a falácia da teoria de Keynes. Mises também mostra a vantagem do livre mercado, aponta os perigos do intervencionismo econômico, e sinaliza que o único sistema de organização social possível é o de uma sociedade livre da intervenção estatal. Mises foi o economista que em 1922 - repito, 1922! - escreveu um tratado de mais de 600 páginas (Socialism) mostrando a inviabilidade econômica do socialismo. O mundo não deu ouvidos a ele, mas no final ele triunfou sobre a pirotécnica hecatombe das economias socialistas. Em Ação Humana ele foi mais longe e integrou todo o sitema da ciência econômica em uma única obra. Ela foi publicada em 1949 e, juntamente com Man, Economy and State de seu aluno Murray N. Rothbard, é o melhor tratado de economia já escrito.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog é muito bom! Textos esclarecedores e de qualidade!

Tudo de bom!

Lucas Mendes disse...

Prezada Pequena e Andrea,

Obrigado pelo apoio e pelas palavras gentis.
Abraço!
Lucas

Cláudio disse...

Este livro é realmente A obra.

Guilherme Stein disse...

Ação Humana, sem dúvida, é a maior obra do século XX, junto com o artigo sobre a impossibildade do calculo economico em uma economia socialista, que também foi escrito pelo grande von Mises.

Parabéns amigo austriaco!

Charlie Foxtrot disse...

Contente por ter descoberto teu blog! Excelente espaço liberal, já está em meus favoritos e pretendo aparecer com mais frequência. Apenas espero que o lapso temporal que separa este comentário do post propriamente dito não seja indicativo de que ele não mais existe. =o]

Abraço!

Anônimo disse...

Ação Humana é um repositório imensurável de conhecimento. É incrível notar como Von Mises conseguiu assimilar, compilar e sistematizar tanta informação. Esta obra é daquelas capazes de mudar todo o curso de uma vida.
Amigo Lucas, seu blog é excelente. Um grande abraço.

barlavento disse...

Olá! Por favor vejam este link: http://meusfaqs.blogspot.com/2011/12/critica-von-mises.html

Unknown disse...

Esse livro é excepcional! Pessoalmente acho o melhor do Mises. Pena ter sido tirado de catálogo pela editora, mas acabei achando o meu no Mercado Livre. Fica a dica.